10 DE OUTUBRO // Conferência e Concerto: A Música na lutra contra a pobreza e exclusão social
"A Música como catalisador de identidades e como meio de integração social", com Paula Abreu (CES/FEUC)
Tranglomango.
21 DE SETEMBRO // Dia Internacional Viseense - Rei Ramiro II
O Ano Internacional Viseense é uma iniciativa de carácter anual, promovida pela Projecto Património. Para a edição de 2012, elegeu-se a figura de Rei Ramiro II (o primeiro "rei da terra portucalense" e figura emblemática do brasão das cidades de Viseu e Gaia) e o tema "Criatividade & Dinâmicas Turísticas". É sobre essa temática que se têm realizado algumas conferências ao longo do ano.
Para comemorar a iniciativa, elegeu-se o dia 21 de Setembro para celebrar a figura de Rei Ramiro. Nesse sentido, iremos receber no espaço da Empório (Rua Silva Gaio, nº29) uma renovada colaboração com o Musiquim , que convidou os Birds Are Indie e Gobi Bear para criarem um tema sobre a Lenda de Gaya (sustentada em Rei Ramiro), um pouco à semelhança do ano passado , em que Azevedo Silva e a Jigsaw compuseram sobre João Torto. A apresentação será feita pelas bandas, ao vivo, e acompanhada de um showcase.
Teremos também a oportunidade escutar, na integra, a Lenda de Gaya lida pelo "dizedor" Guilherme Gomes . Para completar o dia, o Prof. Manuel Luís Real e Tiago Lopes juntar-se-ao para falar um pouco do 21º cromo Viseupédia "Rei Ramiro de Leon", do qual são autores de texto e imagem, respectivamente.
25 DE AGOSTO // Piquenique Urbano / Concerto na Varanda / Selagem da Cápsula do Tempo
O A_Gosto da cidade diz: "O parque de volta à cidade e nós de volta ao parque, onde respiramos com três, quatro, cinco pulmões. Sombra, brisa fresca, sossego na cidade. Toalha na relva e almoço partilhado."
Os músicos da Gira Sol Azul sobem às varandas da Dona Armanda, da Dona Rosinda, do Clube dos Caçadores e Pescadores da Beira, entre outras, e musicam o fim de tarde. A Praça soará outra.
Memórias guardadas. Arca selada.
24 DE AGOSTO // Curtas ao Tanque #06
Esta sexta-feira, dia 24 de agosto, às 21:15h, acontecerá a última sessão da primeira temporada do CAT. O logradouro da EMPÓRIO, volta a estender as mantas numa sessão onde as produtoras FILMESDAMENTE e PERSONANONGRATA serão rainhas.
19 DE AGOSTO // Noites f/5.6: Comemoração do Dia Mundial da Fotografia
O Dia Mundial da Fotografia, a 19 de Agosto, justifica que as Noites f/5.6 saiam do seu registo natural para uma noite diferente. As comemorações fazem-se com a presença de José Pessoa, e Acácio Santos.
18 DE AGOSTO // Exposição Andante / Sabedoria nos Armazéns / A Sabedoria do Adágio
Durante a manhã de Sábado, a Exposição Andante, iniciativa do A_Gosto da Cidade, volta a percorrer a Rua Direita, mostradas em mão, por expositores andantes. A exposição vai andar para cima e para baixo, vai parar para tomar um café e vai conversar com as pessoas que passam. Nesta edição, conta-se com obras de Ana Seia de Matos, Beatriz Rodrigues, Luís Belo, Rosário Pinheiro e Tiago Lopes, que criaram tendo como inspiração o artista Ferrnando Lemos.
*As obras ficarão expostas nas montras de estabelecimentos comerciais da Rua Direita, de 18 a 31 de Agosto: Casa Tavares, nº 1 . Chapelaria Confiança, nº 26 . Sapataria Paulo Domingos, nº 78 . Cadopa, nº 113 . Pastelaria, Restaurante, Confeitaria POPE DOCE, nº 128 . Minimercado Central, nos 129-131 . Ourivesaria Lifon, nº 201 . José Alcides, nº 234 . Papelaria, Livraria CAMI, nº 250 . Casa Guimarães, nº 256
Todas as obras partilham a mesma inspiração: Fernando Lemos.
Exposição Andante é uma iniciativa do A_gosto da Cidade, projecto comum à Amarelo Silvestre e à Projecto Património/EMPÓRIO
Jorge Furtado, 78 anos, proprietário dos Armazéns da Ribeira, é o senhor que nos vai falar da cidade que tem para nos dizer. Ali, nos Armazéns, há memórias com cento e muitos anos. Uma conversa por entre mobílias completas, móveis avulsos, vidros, louças e afins.
A cidade vai à vila. De Viseu a Canas de Senhorim é meia hora de viagem.
Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul, irá partilhar adágios, lendas e tradições, num encontro de participação colectiva.
10 DE AGOSTO // Curtas ao Tanque #05
Esta sexta-feira há mais uma edição do Curtas ao Tanque, é já a quinta e desta vez contamos com 5 curtas-metragens. Para ver, a partir das 21h15, no logradouro da EMPÓRIO, caso o tempo deixe.
4 DE AGOSTO // Abertura da Cápsula do Tempo
Integrado no A_Gosto da Cidade, e pelo quarto ano consecutivo, abre-se uma Cápsula do Tempo. O objectivo e incentivar todos aqueles que o pretenderem a deixar algo de si e/ou da cidade naquele baú que fechará a 25 de Agosto e só voltará a ver a luz do dia dali por 5 anos, em 2017.
4 DE AGOSTO // Apresentação: "VISEUPÉDIA nº20 - A Camionete de Carreira"
Duas dezenas de cromos VISEUPÉDIA (Série Regular). Esta primeira vintena completa-se com a apresentação de "A Camionete da Carreira", no próximo dia 4 de Agosto, com a presença dos autores João Luís Oliva (texto) e Júlio Pereira (imagem).
27 DE JULHO // Curtas ao Tanque #04
Desta vez o Curtas ao Tanque conta com duas animações e dois 'live action', em que a qualidade é o ponto de união. Assim, às 21h15, na Empório, há mais uma sessão de cinema curto.
18 DE JULHO // VISTACURTA: Entrega dos Prémios do Festival de Curtas de Viseu
A 18 de Julho, integrado no CNC'12 – Cinema na Cidade , na Praça D. Duarte em Viseu, serão exibidos ao ar livre os filmes vencedores, segundo o Júri do VISTACURTA 2012, das diversas categorias a concurso: Animação, Documentário, Experimental, Ficção, Escolar.
As curtas seleccionadas estão disponíveis no Portal do Festival
13 DE JULHO // Curtas ao Tanque #03
A sexta-feira 13 de Julho terá pouco de azar: serão 4 curtas-metragens fantásticas, apresentadas e projectadas ao ar livre, no jardim/logradouro da Empório, numa parede branca por cima do tanque de pedra, onde vivem três peixinho vermelhos.
6 DE JULHO // Noites f/5.6: "Gerónimo. O retrato que eu nunca fiz."
Quarta noite "f/5.6" do Encontro Fotográfico. Conversa (informal) sobre fotografia, acompanhando com um café. Próxima sexta feira 06 de Julho pelas 21:30 horas, no Lugar Do Capitão com José Pessoa!
29 DE JUNHO // Curtas ao Tanque #02
Para a segunda sessão do CAT conta-se com uma projecção totalmente portuguesa: "A Cova" de Luís Alves; a animação de João Alves "Bats In The Belfry"; a curta local "The Short Tale Of Sleepy Mary" de Alexandre Marques, Patrícia Fernandes e Sara Alves; e a peça de catálogo do Museu do Falso "Reportagem "Viseu Escola de Sagres Summit" de Ricardo Loio, serão os protagonistas da noite de 29 de Junho.
20 DE JUNHO // Dia Internacional Viseense - João Torto
No próximo dia 20 de Junho de 2012), volta a comemorar-se o Dia João Torto. Instituído dentro da dinâmica do Ano Internacional Viseense, nesta data haverá um pequeno conjunto de actividades em torno ao "ícone" viseense:
Assim e estendo o convite a todos os interessados, e na EMPÓRIO (R. Silva Gaio nº29 - Viseu):
18h30
Entrega do Prémio João Torto (para o mais audaz projecto dentro do Sector Cultural e Criativo, que tenha ocorrido na região de Viseu, no ano transacto) - em parceria com o GICAV;
19h
Apresentação do CD com as músicas originais criadas especificamente para o Ano Internacional Viseense 2011 - em parceria com o projecto MUSIQUIM;
Micro-concerto "via satélite" dos A Jigsaw, interpretando a sua criação presente no CD Musiquim João Torto;
19h45
Jantar Comemorativo João Torto: [prato principal] espetadas de perú, batatas e molho de hortelã; [entrada] tostadas de legumes; [sobremesa] maça grelhada em calda de canela; [bebidas] chá e limonada. Este jantar volante é simultaneamente a sua apresentação da entrada de catálogo do Museu do Falso, uma parceria com o projecto Occupy My Kitchen
17 DE JUNHO // Apresentação: "Portugalpédia - Moimenta da Beira Nº2"
Apresentação do cromo "Bolo de Azeite e Biscoitos na Mesa Pascal em Arcozelo da Torre" e exibição do registo documental: "Até o Senhor Chegar". Com a presença de alguns dos cutores desta tradição: Armanda Coutinho, Maria de Lurdes Martins, Maria da Conceição Campos e Alice Teixeira.
Actividade realizada em parceria com a A.R.C.A. - Associação Recreativa e Cultural Arcozelense, parte do projecto Monumenta(L) e Actividade Associada do Ano Internacional Viseense 2012.
15 DE JUNHO // Curtas ao Tanque #01
O CAT (Curtas ao Tanque) é um projecto de Carlos Salvador e Luís Belo que pretende, sensivelmente duas vezes por mês, nos 3 meses de verão, exibir curtas de várias raízes contribuindo assim para a promoção/divulgação do Cinema em formato curto.
Para a primeira sessão, exibiram-se as curtas metragens: "Broken Clouds" de Yuri Alves, "Direito à Infelicidade" do Colectivo Nefasto e "Vissaium Sonata VZ.23" de Jorge Humberto, César Gomes e Turnipfields.
6 DE JUNHO // Noites f/5.6: "Fotografia Comercial"
19 DE MAIO // Exposição Pinholing (While in MGV)
Com curadoria de Paula Magalhães, e resultante do workshop de fotografia estenopeica que a mesma orientou, resulta a exposição Pinholing a visitar no Museu Grão Vasco, mas também disponível online, com todos os detalhes, aqui.
18 DE MAIO // Inauguração do Museu Falso
Inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio inaugura o Museu do Falso com apresentação e visita guiada. Às 19h haverá ainda uma tertúlia/prova da entrada de catálogo "Bixcóitons" (com proveniência: Occupy My Kitchen).
12 DE MAIO // aVISO24.2 - Apresentação das Curtas
A iniciativa do Grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas do Viso voltou a reunir antigos alunos para a residência artística aVISO24, onde frequentaram um micro workshop de cinema e realizaram curtas-metragens em 24 horas, nesta 2ª edição, dentro do Museu Grão Vasco. Os formadores convidados foram o Rui Pilão e o Paulo Nabais; a produção do evento foi de Carlos Salvador. Os resultados desta iniciativo serão projectados pela primeira vez na Fnac de Viseu.
5 DE MAIO // Noites f/5.6: "Territórios e Fotografia"
14/15 DE ABRIL // aVISO 24.2
No fim-de-semana de 14 e 15 de Abril realizar-se-á no Museu Grão Vasco o "aVISO24.2", uma residência artística sobre cinema/curtas-metragens.
O evento, que vai ter este ano a sua 2ª edição, é produzido pelo Grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas do Viso, em Viseu, que pretende com esta realização continuar a contribuir para uma "educação para a Arte" de uma forma integral, pertinente e multifacetada. O público-alvo preferencial são os antigos alunos daquele Agrupamento que estejam matriculados em cursos de carácter artístico, desde o 10º ano de escolaridade até ao ensino superior.
O Museu de Grão Vasco constituiu-se como parceiro neste evento, recebendo nos seus espaços a realização do mesmo. A 'residência' terá a duração de 24 horas em tempo útil, começando às 9h da manhã de sábado, dia 14, até às 17h de domingo, dia 15 é de participação condicionada, sujeita a convite/inscrição mediante algumas condições específicas previstas no regulamento.
O "aVISO24.2" prevê que os antigos alunos participantes recebam formação em cinema sob a forma de micro-workshops e que, depois, percorram todos os passos que os levem à construção de um pequeno filme, uma curta-metragem, desde a construção do argumento, plano de filmagem até à edição e montagem finais. Os 'residentes' deverão respeitar pelo menos um dos seguintes temas ou conceitos: "Memória", "Identidade", "Futuro". A residência artística vai ainda incluir alguns momentos de participação aberta ao longo do fim-de-semana, nomeadamente:
- Sábado, dia 14, entre as 16h e as 17h - showcase dos 'Birds Are Indie' na Empório, no contexto da parceria com a ProjectoPatrimónio e com a associação ao AIV'12
- Sábado, dia 14, entre as 22h e as 23h - sessão de curtas-metragens no MGV, com a projecção de alguns filmes curtos na presença dos respectivos realizadores (Mónica Santana Baptista, Rui Miguel Pilão, André Dias e Luís Belo); será no pátio interior do Museu, ou em local alternativo se as condições meteorológicas a isso obrigarem.
As curtas-metragens produzidas e realizadas durante a 'residência aVISO24.2' serão mostradas ao público no auditório/fórum FNAC Viseu em 12 de Maio próximo. Nessa sessão será feita a votação para a atribuição do Prémio do Público a uma das curtas-metragens.
Num contexto e envolvimento diferentes, mas de temática semelhante, terá lugar no próximo dia 26 de Maio a 4ª edição do "CURTAS|012",festival de curtas-metragens da Escola EB23 do Viso. Terá lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, às 21h, e será condição essencial o traje de cerimónia. Serão projectadas as melhores curtas-metragens dos alunos da escola, relativas a este ano lectivo,mas também algumas curtas de outros realizadores portugueses. O "CURTAS|012" entrega anualmente vários prémios por categorias e ainda o Grande Prémio do Júri.
O "aVISO24.2" é ainda uma actividade associada ao Ano Internacional Viseense - AIV'12, projecto desenvolvido pelo Projecto Património/Empório.
3 DE MARÇO // Apresentação: "Portugalpédia - Moimenta da Beira Nº1"
Apresentação do cromo "Capucha de Alvite" e exibição do registo documental: "Capucha de Alvite - A Última Peça". Com a presença do cultor desta tradição, Sr. Joaquim Ribeiro Novo (o último Mestre da Capucha de Alvite).
Actividade realizada em parceria com Gente da Nave - Associação de Promoção Social de Alvite, parte do projecto Monumenta(L) e Actividade Associada do Ano Internacional Viseense 2012.
4 DE FEVEREIRO // Conferência: "Criatividade & Dinâmicas Turísticas (...)"
Conferência, por Dr. Jorge Cerveira Pinto (Director-Geral da Agência INOVA e Coordenador Nacional do Programa "Criatividade Portugal – Programa de Apoio ao Empreendedorismo no Sector Cultural e Criativo").
14 DE JANEIRO // Conferência: "Viseu e o seu território entre os séc. IV e XII. (...)"
Conferência, por Dr.ª Catarina Tente e Dr. Manuel Real (Investigadores do projecto "Viseu, do Império ao Reino").
1 DE JANEIRO A 31 DE MAIO // Inscrições para o Vistacurta
- Conferências, Apresentações e Túrtulias //
- Actividades Interactivas
- Exposições e Exibições //
- Actividades promovidas pelo AIV //
- Dia Internacional Viseense
info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.