Na sequência do Congresso realizado nos dias 20 e 21 de Setembro de 2013, titulado Habitar [Património] Viseu, as entidades organizadoras (indicadas infra), reconhecendo a valia da parceria inici-ada, assumem o continuar da colaboração, que se tornará efetiva com, entre outros potenciais mo-mentos, a realização de três Congressos entre 2014 e 2016, integrando-os num projecto mais amplo de sistematização científica e académica de períodos, espacialidades e agentes históricos sem os quais não seria possível apreender na totalidade o tempo em que vivemos Hoje.

Por outra via, embora cumulativamente, o (agora) Projecto Habitar [Património] Viseu, procura sobre-tudo contribuir para o alicerçar de futuros desenvolvimentos da investigação que direta ou indirecta-mente se reporte a Viseu e geografias associadas, apresentando ou auxiliando na criação de condições para a apresentação do conhecimento histórico tal qual se vai consubstanciando. Para tal contribuirá igualmente um plano de publicações (Linha Editorial Habitar [Património] Viseu) cujo primeiro ele-mento será apresentado a 21/11/2014.

1.ª Edição, 2013

Aqui podem encontra mais informações quanto à 1.ª edição do projecto H[P]V, subordinado ao tema "Património/Lugares".

2.ª Edição, 2014

Detalhes da edição titulada "D. Miguel da Silva - a obra ao tempo"

3.ª Edição, 2015

Aqui estão os detalhes da 3.ª edição do congresso, intitulada "Ao tempo de Vasco Fernandes. Habitar os/nos séculos XV e XVI".