Singular e monumental, a Cava de Viriato é uma das mais emblemáticas obras de engenharia da terra conservada na Península Ibérica.
Este magnífico monumento começou assim a ser denominado a partir do séc. XVI. Foi uma época em que havia uma necessidade desmedida de afirmação da identidade nacional que veio a ser consubstanciada anos mais tarde com a Restauração. Os heróis da Restauração foram comparados aos Lusitanos e ao seu mítico chefe é então atribuído o maior monumento de Portugal.
Podemos afirmar com alguma certeza que este monumento deve corresponder a uma cidade-acampamento (qal´a) de época islâmica, seja da conquista do séc. VIII ou do período de Almansor.
Entre os séculos VIII e XI, Viseu foi uma típica cidade de fronteira, ora disputada por cristãos, ora por muçulmanos.
O território entre Douro e Mondego foi domínio islâmico precário desde as conquistas de Musa e Abd al-Aziz em 714 e 715, até à segunda metade do séc. IX. Este domínio só se torna efectivo nos finais do séc. X com as campanhas militares de Almansor (o Vitorioso). (...)
Faça o download do texto completo.
Sendo um dos monumentos mais relevantes para a cidade de Viseu, a "Cava de Viriato" conta já com vários retratos. No entanto, muito poucos são aqueles que incluem todo o monumento na sua representação. A isso ajuda a sua dimensão: 2km de perimetro podem ser limitativos.
Para a minha interpretação da "Cava de Viriato" considerava relevante que o octógono que a forma fosse representado na totalidade. Com isso em conta, recorri a imagens do Google Earth e da planta da cidade. As imagens de satélite permitiram perceber que actualmente, o interior da cava, à excepção de algumas casas e estradas estreitas, é ocupada maioritariamente por terrenos de cultivo, enquanto os seus contornos se esbatem um pouco com a vegetação e efeitos do tempo. Foi para estes que a planta se revelou útil, mostrando com exactidão todas as formas do monumento.
A minha ilustração acaba por ser uma junção de algumas dessas percepções. Para as belgas pintei triângulos que compôs em forma octogonal. A esses sobrepus então uma interpretação da planta arquitectónica que fiz de uma forma mais crua e livre. O resultado é uma estilização da actual "Cava de Viriato", mas que lhe mostra as formas e evidencia o conteúdo.
Técnica mista: Manipulação de fotografia e ilustração.
Do lado direito encontra-se o cartaz relativo à apresentação deste cromo. Para aceder ao registo de alguns dos momentos que acompanharam a apresentação, por favor veja a nossa página do facebook.
Viseense para Principiantes (VTV): Cava de Viriato. (04-03-2011) Rui Macário; Convidado Dr. Pedro Sobral de Carvalho.
info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.
ISSN 2182-455X