Nº20 - Ago. 2012, 250 ex. }

Texto: João Luís Oliva / Imagem: Júlio Peireira

A Camionete de Carreira

Fargo, 1930
Lotação: 12 passageiros
Companhia União

O objecto deste cromo é uma das primeiras "camionetes da carreira" que circularam na região. Fabricada nos Estados Unidos em 1930, foi comprada e posta a rolar em terra batida e macadame no ano seguinte por Eduardo Costa, o "tenente" do Sátão, de quem se evoca este ano o centenário do nascimento. E, nas décadas 30 e 40 do século passado, talvez nenhuma outra máquina tenha mudado tanto os hábitos e horizontes da ruralidade deste planalto interior como a camionete da carreira, agora num sentido plural, já não a singular Fargo MN-10-11.

Foi ela que revolucionou a circulação das gentes da periferia remota de um país dormente e ligou a quinta e o lugar à aldeia, à vila e à cidade. Antes, "nada mais que chegar à feira consumia um dia de sol a sol; morria-se em idade provecta, sem ver a capital do distrito", escrevia Aquilino Ribeiro, condómino de interioridade.

Mais que mero meio de transporte, era, assim, peça-chave da vascularização económica, social e ideológica de um país, ainda que o olhar seja lançado desta contemporaneidade de redes digitais globais e instantâneas.

Afinal, tudo é contemporâneo do tempo em que tem lugar.


Faça o download do texto completo.


Memória Descritiva

A ilustração é uma montagem digital info-fotográfica, que tem como motivo central a camionete da carreira, aqui singularizada na "número um" do Sátão, fotografada pelo autor em 2004. Com retoque de cores…

Quase obrigatória, a referência à cartografia rodoviária por ela percorrida; mas que também a percorre a ela. E, se a inclusão visual de camponeses seus utilizadores pode ter vago cheiro neo¬ realista, espera-se que o sopro algo surreal do equilibrismo de uma galinha o desodorize.

Mas a galinácea espécie também viajava na camionete, embora no menos acrobático aconchego desassossegado de cestos de vime.

A apresentação

Do lado direito encontra-se o cartaz relativo à apresentação deste cromo. Para aceder ao registo de alguns dos momentos que acompanharam a apresentação, por favor veja a nossa página do facebook.

info@projectopatrimonio.com | Rua Silva Gaio nº29 3500-203 Viseu | 232 416 473 | 914 323 542
Todos os conteúdos são propriedade exclusiva da ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.
A sua reprodução total ou parcial é expressamente proibida sem a respectiva autorização.
© ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda. 2012.
ISSN 2182-455X